Carreira dos agentes de trânsito dá importante passo para virar realidade

Luta obteve um passo importante para a categoria
Divulgação

O anteprojeto de lei que normatiza e disciplina a carreira dos Agentes de Trânsito de Ilhéus, foi finalmente assinado pelo governo municipal, após três anos e nove meses de debates, várias paralisações e atos públicos com críticas ao prefeito Mário Alexandre.  O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia, Valério Bonfim, afirma a espera foi longa.

“O Executivo organizou várias carreiras da prefeitura, a exemplo da Procuradoria Jurídica e da Guarda Municipal, mas relutava a fazer o mesmo com a nossa categoria”, lamentou. O passo para oficialização do ato, agora finalmente assinado, garante a estruturação em carreira, traz  organização  administrativa e uma melhor  qualidade nos serviços prestados  à comunidade.

Mas, de acordo com Valério Bonfim, um dos pontos mais relevantes será a economia que ocorrerá com o fim do pagamento de encargos incidentes em horas extras, décimo  terceiro salário, imposto de renda  e até às futuras  aposentadorias  da categoria. “Além  disso, permite que todos os agentes tenham isonomia, já que  o modelo  atual privilegia somente trinta e oito servidores.

“Os Agentes  de Trânsito  e o Sindatran Bahia destacam o papel da Câmara de Ilhéus pelo empenho direto nas negociações  com o executivo. E à UGT Bahia por ter mantido desde o início as bandeiras da categoria, sem recuar de nossos objetivos da luta”, destaca Valério Bonfim,  acrescentando que a categoria espera que o prefeito Mário Alexandre cumpra  o acordo estabelecido, independentemente  do resultado  das eleições. Pelo anteprojeto assinado, a categoria decidiu pela suspensação do movimento de paralisação e retorna às atividades nas ruas de Ilhéus.